quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atalhos para a Primeira Página

Domando o Algoritmo Mutante

Para explicar o que é SEO e o que esta técnica pode fazer pelo seu negócio, nós da w3maker, costumamos fazer uma analogia para nossos clientes.

Comparamos o trabalho do profissional de SEO com aqueles observadores da vida selvagem, que montam uma tenda no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia. Em plena savana africana, sob o sol, camuflados no meio de arbustos, oferecendo seu sangue aos mosquitos, munidos de binóculos, cameras fotográficas e filamadoras, observando dia e noite, pacientemente a movimentação e o comportamento animal, em busca de imagens para mostrar ao mundo ou para pesquisas científicas. Os animais observados têm seus padrões de comportamento e dependendo das situações do meio, mudam seus hábitos para se adequar às necessidades de sobrevivência.


A analogia aqui é a seguinte:

- O observador da vida selvagem é o profissional de SEO;

- O Parque Nacional do Serengeti é o Google, o Yahoo, o Bing ou o Ask, enfim todo e qualquer mecanismo de busca;

- O comportamento animal são os algoritmos dos buscadores, foco da observação dos profissionais de SEO - e estes algoritmos são "mutantes";


A diferença é que, se por um lado o trabalho do observador da vida selvagem é árduo e desconfortável, o do profissional de SEO não requer tanto suor, já que pode trabalhar no ar condicionado. Mas nem por isso é um trabalho menos árduo - requer raciocínio, perspicácia e muita paciência para obter bons resultados.

Observar o comportamento de "algoritmos mutantes", que se adequam em questões de dias, horas e até minutos às mudanças do universo web, requer persistência e sagacidade.

Assim como na vida selvagem, fatores imprevistos ou manipulações do acaso interferem na observação, no mundo dos buscadores, ações mal-intencionadas de pseudo-profissionais se sobrepõem ao posicionamento de sites corretamente elaborados.

Além disso, as constantes mudanças do ambiente de busca fazem com que verdades até ontem absolutas se tornem hoje, fatos relativos.

O terreno explorado pelo profissional de SEO, além de muito vasto é totalmente desconhecido - o segredo guardado a sete chaves criptografadas pelos mecanismos de busca, é o trunfo para o estrondoso sucesso comercial de empresas como Google, Yahoo e MSN - Microsoft (Bing).

Ninguém, no competitivo mercado de posicionamento, tem conhecimento de como funciona exatamente um algoritmo de busca. O que se tem, é um aprendizado a partir de diagnósticos obtidos com observação, experiências e análise de resultados de posicionamento. A cada site posicionado nas primeiras páginas de resultados de busca o profissional de SEO consegue avaliar a performance de sua estratégia e tirar conclusões mais aprofundadas sobre o funcionamento dos algoritmos. A comparação de padrões e ocorrências dos resultados, esboça para o profissional de SEO o modelo de funcionamento do algoritmo.

Advertência: Tudo que for dito ou afirmado daqui em diante é categóricamente empírico. As dicas apresentadas, são o resultado de experimentações bem sucedidas ao longo dos últimos nove anos, no trabalho de posicionamento de diversos sites, com um aproveitamento de mais de 85%.

Como explicar aos seus e aos nossos clientes a importância do trabalho de SEO

Quase a totalidade dos empresários e corporações que possuem seus web sites desconhecem a importância de aparecer bem posicionado nas (SERPs) primeiras páginas de resultados de busca. A maioria acha que aparecer nas páginas de resultados de busca é uma contingência natural - ou seja basta colocar um site no ar que este irá aparecer no Google. Muitas pessoas digitam suas URLs no campo de busca e se contentam em ver seus sites aparecerem no resultado de busca orgânica.

Não é assim que a banda toca!
De nada adianta você usar seu endereço ou palavras de alto grau de especificidade para encontrar seu site. É preciso detectar as palavras chave que os internautas buscadores usariam para encontrar serviços e produtos existentes em seu web site. E é aí que reside uma das maiores dificuldades do posicionamento. Sair do seu universo e passar a pensar como se fosse uma pessoa que se utiliza de um mecanismo de busca.

Se alguém digita "sapatos" no campo de busca, espera encontrar links para páginas que vendam "sapatos". Na grande maioria das vezes o que as empresas e proprietários de sites fazem é confundir os mecanismos de busca ou direcionar o usuário para um conteúdo que não corresponde à palavra-chave objeto da busca.

Explico: Se meu negócio é fabricar ou vender sapatos e somente sapatos, não se justifica eu colocar como palavras-chave no cabeçalho de minha página, bolsas, cintos, carteiras, artefatos de couro se não os fabrico, apenas para atrair também aquele usuário eventual que buscou por bolsas, mas que em minha concepção pode mudar de idéia e comprar um sapato - "deixa ele cair no meu site, quem sabe compra um sapato... hehehe" - isto, em parte pode até ser possível, mas os usuários buscadores hoje, dipõem de muito pouco tempo e "pulam fora" de um site rapidamente se não encontram "logo de cara" aquilo que estavam buscando. Portanto, oferecer explicitamente o objeto da busca, logo na primeira página de seu site, é um dos segredos da eficiência do SEO ou posicionamento em mecanismos de busca.

Certo, mas se eu só vendo sapatos, basta colocar meu site no ar, que naturalmente os buscadores que digitarem sapatos nos mecanismos de busca irão me encontrar - para que eu preciso "gastar dinheiro" com um profissional de SEO?

Se você tiver tempo para esperar, algo como uns três anos após seu site ter sido colcado no ar, ele com certeza irá aparecer lá pela 16a. página de resultados de busca.

O trabalho que o profissional de SEO faz é, em primeiro lugar, otimizar o código fonte das páginas de seu site, de forma a torná-las mais amigáveis aos "spiders" e "robots" dos mecanismos de busca.

Um fator que a maioria das pessoas desconhece é que uma página de um site tem duas funções de leitura primordiais:

Ela precisa atender aos propósitos de leitura humana e de leitura de máquina - detalhes de extrema relevância para "spiders" e "robots" não são visíveis para o usuário que visita uma página - estão especificados apenas no código fonte e não são exibidos pelo seu navegador de internet (browser).

Já detalhes de leitura humana, tais como fotos, podem atender aos dois propósitos, informar aos usuários sobre seu produto e também conter informações no nível do código fonte que informem aos "spiders" e "robots" sobre a indexação de seu conteúdo.

Com ações controladas por ferramentas de avaliação de buscas por palavras chave, monitoramento de tráfego, origem dos cliques em uma página e muitas outras estatísticas, o profissional de SEO pode conduzir um site às primeiras páginas dos resultados de busca natural (orgânica).

Note bem que especifiquei no texto acima "conduzir um site às primeiras páginas".

Todo cliente que me procura, ciente da importância de um bom trabalho de SEO, invariavelmente quer aparecer na "Primeira Página do Google"!

Mas, infelizmente a primeira página do Google só dipõe de 10 lugares e, muitas vezes, dependendo da principal palavra-chave do cliente, os concorrentes jogam sujo, utilizando-se de técnicas de "black hat" para posicionar os sites na primeira página. Tais técnicas se utilizam de expedientes tais como ocultar um número muito grande de repetições (spam) de palavras-chave no corpo da página de modo que para leitura humana não sejam visíveis, mas para leitura de máquina informem aos "spiders" e "robots" que aquela página apresenta um número maior de ocorrências desta determinada palavra-chave. Isto a torna mais relevante como resultado de busca e a posiciona dentre as 10 na primeira página de resultados.

Mas as táticas de "black hat" são punidas pelos mecanismos de busca, o que pode levar os donos de sites que se utilizam destes expedientes a terem suas páginas banidas dos buscadores.

Voltando ao exemplo do observador da vida animal no Parque Nacional do Serengeti, - imagine que este esteja observando o comportamento de um determinado pássaro e que um enxame de gafanhotos famintos se aproxime e espante os pássaros para bem longe - aqui nesta comparação, o enxame de gafanhotos é o "spam" de palavras-chave - o enxame poderá inclusive afugentar o observador, que não terá condições de trazer para o primeiro plano de sua observação o pássaro em questão. É assim mais ou menos que funciona a disputa pelos 10 primeiros lugares da primeira página de resultados de busca.

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