quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Uma marca com 33 anos de vida

Em 1978, junto com meu colega de faculdade Eduardo Monteiro, criei a marca para o Coral Israelita Brasileiro - numa época de canetas de nankim, tira-linhas, compassos, curvas francesas, réguas paralelas e esquadros, tudo sobre o bom e velho papel Schoeller-Hammer 3G, resultando na Arte Final. O projeto foi encomendado na época pelo Sr. Salomão Fridman (in memoriam). O diretor musical era o maestro Isaac Karabitchevsky.


Uma marca repleta de simbologia
Com poucos elementos visuais, representamos vários símbolos associados ao tema - Coral Israelita Brasileiro.


Em uma primeira visão, dois elementos principais se destacam:
- A estrela de David estilizada;
- O coral com o maestro ao centro;
Um olhar mais detalhado revela o pentagrama musical que serve de padrão para a formação da estrela de David e o candelabro (Menorah) com as sete velas, símbolo do judaísmo, formado pelos coristas e o maestro.

Por três ou quatro ocasiões ao longo destes 33 anos, o Coral pensou em criar uma nova marca e solicitou estudos a diversos designers, mas nas palavras de seu atual diretor musical, Sr. Abrahão Rumchinsky, "nada emocionou ou conseguiu ser melhor do que esta marca".

Por ter sido uma marca desenhada a mão, o tempo se encarregou de deteriorar sua estrutura e a qualidade de reprodução, uma vez que a arte final original se perdeu e as reproduções passaram a ser feitas a partir de impressos.

Tendo tomado conhecimento de que a marca ainda permanecia a mesma que criei em 1978, tomei a iniciativa de desenhá-la em arquivo digital vetorial.
Um DVD com várias versões prontas para reprodução foi presenteado ao presidente do Coral, Sr. Isaac Chapermann e ao diretor musical Sr. Abrahão Rumchinsky por ocasião do Concerto Comemorativo dos 57 anos do Coral Israelita Brasileiro, realizado no dia 27.11.2011 no clube Hebraica - Rio.


Não sei mais por quantos anos esta marca representará o Coral Israelita Brasileiro, mas considero um trabalho bem feito, pela história que contou, cantou e encantou até agora.


Um comentário:

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.