segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma logomarca com ventos de popa rasa

Começamos o ano com a aprovação da logomarca criada para o Veleiro Clicquot, com ventos de popa rasa. Isto porque, a aprovação foi de primeira, com ventos soprando a nosso favor.
O briefing foi "criação livre" - o sonho de todo designer!
O proprietário do veleiro, Ivan Gelabert só fez um pedido: que em algum elemento da logomarca, fôsse utilizada a cor laranja, uma franca associação com a famosa marca de Champagne, ele deve ter lá seus motivos, mas não investigamos isso.
Criação livre é como velejar ao vento, aprumamos o leme, apontamos os lápis, sacamos o bloco de croquis e partimos para os esboços. A definição dos elementos a serem utilizados na logomarca surgiu num caderno de anotações.
Sol, velas, ondas do mar, proa do barco, borbulhas e família de fonte para o logotipo. Feito isto, partimos para o bom e velho Corel Draw para vetorizar e compor os elementos da logomarca. Buscamos no Google uma referência de um veleiro similar ao Cliquot, para ter uma amostra das velas do barco, já que o Clicquot se acha no estaleiro recebendo pintura nova e pequenos consertos.
Os estudos de forma, cores e logotipo começaram a ser feitos e de imediato surgiu aquela que seria a logomarca aprovada. Outros estudos e variações foram feitos para apresentação como opções. Habitualmente a w3maker apresenta três opções de logomarcas para aprovação dos clientes.
Os layouts foram apresentados em uma página montada em HTML no servidor da w3maker para que o nosso cliente, Ivan Gelabert e as pessoas a quem ele pediria opiniões pudessem facilmente acessar de seus computadores, via internet.

A versão aprovada recebeu alguns retoques após a reunião de apresentação com nosso cliente. O layout aprovado foi definido como a versão para aplicação na popa do veleiro e foi desenvolvida uma nova versão com diagramação horizontal, para aplicações nas proas de bombordo e estibordo.

Sobre algumas fotografias do veleiro no estaleiro, fizemos a simulação de aplicação das duas versões da logomarca, sendo que a da popa tem a restrição de largura da escada de acesso e, as da proa, deveriam se distanciar do limite da linha d'água com uma certa folga, considerando o veleiro com a capacidade máxima de passageiros.

 
A logomarca para o Veleiro Clicquot, criada pela w3maker em breve vai singrar os mares!

Saiba mais sobre criação de logomarcas em http://www.w3maker.com.br/

3 comentários:

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.