Em conversa informal sugerimos, em tom de brincadeira, "SORVETTI" já que se trata de uma sorveteria artesanal italiana. O tom de brincadeira deveu-se ao fato de acreditarmos que este nome não estaria disponível por exemplo, para o registro de domínios na internet.
Para nossa surprêsa, os domínios estavam disponíveis para registro nas extensões .COM, .COM.BR e .NET e foram imediatamente registrados. O registro junto ao INPI foi orientado pela w3maker e um freelancer foi contratado para dar entrada no processo, acompanhar e cuidar de toda a documentação.
Na criação de uma logomarca, o desafio sempre é desenhar um símbolo que indique logo à primeira vista, qual o ramo de atividade, independente do que estiver escrito no logotipo.
Temos por hábito fazer esboços a lápis, antes de partir para o computador. As idéias foram surgindo com traços gestuais focados na letra "S".
Imediatamente vimos que a letra "S", trabalhada de forma mais "orgânica" sugeria o movimento da massa de um sorvete. BINGO!
Surgia ali o símbolo que não deixará dúvidas de que estamos falando de "Sorvete".Próximo passo, associar uma tipologia, já no computador. Antes porém, o traço da letra "S" foi aprimorado, digitalizado e vetorizado, para se associar ao estudo de fontes de letras.
Percebemos, ao finalizar a vetorização, que embora a imagem do sorvete simbolizada pela letra "S" fôsse bastante evidente, faltava movimento e personalidade. Adicionamos então, linhas ao estilo de movimento dos "cartoons" e luzes que conferiram volume ao símbolo.
Foram apresentadas três opções de tipologia associadas ao símbolo, compondo a logomarca e, o Alexandre e o Celso Katsumata, aprovaram a versão a seguir:
Por se tratar de um produto que terá sua versão "Premium" a logomarca receberá como formato opcional, a aplicação desta palavra, em tipologia manuscrita, agregada ao conjunto.
A escolha das cores tem uma associação por derivação de tonalidades, com as cores da bandeira italiana (vermelho, branco e verde).
A silhueta da letra "S", já nos estudos a lápis, sugeriu a criação de um padrão decorativo que será utilizado em elementos tais como embalagens, cardápios, uniformes, balcões e etc.
A loja Sorvetti está em fase de construção, o projeto visual está em fase de detalhamento. A aplicação correta da logomarca será definida através de seu Manual de Identidade Visual.
Situações corretas e incorretas, dimensões, definição de tamanhos mínimos, de escalas de cores para impressão gráfica, cores de tela e alfa decimais para internet, aplicações em uniformes, utensílios e muito mais estão catalogadas no Manual.
Para saber mais sobre criação de logomarcas, visite w3maker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários e críticas serão sempre bem vindos.