sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Logomarca, Logotipo... a w3maker tira de letra

Na reunião de briefing para a criação da logomarca e da identidade visual da nova sorveteria "premium" que será inaugurada no Shopping Città América - Rio de Janeiro, nosso cliente Alexandre Kepler Neitzke, não tinha ainda uma definição do nome.
Em conversa informal sugerimos, em tom de brincadeira, "SORVETTI" já que se trata de uma sorveteria artesanal italiana. O tom de brincadeira deveu-se ao fato de acreditarmos que este nome não estaria disponível por exemplo, para o registro de domínios na internet.
Para nossa surprêsa, os domínios estavam disponíveis para registro nas extensões .COM, .COM.BR e .NET e foram imediatamente registrados. O registro junto ao INPI foi orientado pela w3maker e um freelancer foi contratado para dar entrada no processo, acompanhar e cuidar de toda a documentação.

Na criação de uma logomarca, o desafio sempre é desenhar um símbolo que indique logo à primeira vista, qual o ramo de atividade, independente do que estiver escrito no logotipo.

Temos por hábito fazer esboços a lápis, antes de partir para o computador. As idéias foram surgindo com traços gestuais focados na letra "S".

Imediatamente vimos que a letra "S", trabalhada de forma mais "orgânica" sugeria o movimento da massa de um sorvete. BINGO!
Surgia ali o símbolo que não deixará dúvidas de que estamos falando de "Sorvete".

Próximo passo, associar uma tipologia, já no computador. Antes porém, o traço da letra "S" foi aprimorado, digitalizado e vetorizado, para se associar ao estudo de fontes de letras.
Percebemos, ao finalizar a vetorização, que embora a imagem do sorvete simbolizada pela letra "S" fôsse bastante evidente, faltava movimento e personalidade. Adicionamos então, linhas ao estilo de movimento dos "cartoons" e luzes que conferiram volume ao símbolo.
Foram apresentadas três opções de tipologia associadas ao símbolo, compondo a logomarca e, o Alexandre e o Celso Katsumata, aprovaram a versão a seguir:

Por se tratar de um produto que terá sua versão "Premium" a logomarca receberá como formato opcional, a aplicação desta palavra, em tipologia manuscrita, agregada ao conjunto.

A escolha das cores tem uma associação por derivação de tonalidades, com as cores da bandeira italiana (vermelho, branco e verde).
A silhueta da letra "S", já nos estudos a lápis, sugeriu a criação de um padrão decorativo que será utilizado em elementos tais como embalagens, cardápios, uniformes, balcões e etc.



A loja Sorvetti está em fase de construção, o projeto visual está em fase de detalhamento. A aplicação correta da logomarca será definida através de seu Manual de Identidade Visual.
 
Situações corretas e incorretas, dimensões, definição de tamanhos mínimos, de escalas de cores para impressão gráfica, cores de tela e alfa decimais para internet, aplicações em uniformes, utensílios e muito mais estão catalogadas no Manual.

Para saber mais sobre criação de logomarcas, visite w3maker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.