quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Onda Azul - Parte I

É engraçado observar como as coisas coincidem.
Como diz a letra da música:
"A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito"
Dentre os projetos mais recentes que a w3maker está desenvolvendo, quatro deles chamam a atenção por um pedido em comum feito nos briefings de nossos clientes - "usar a cor azul".

O primeiro deles, trata-se da criação do hot site para o 17th International Microscopy Congress que será realizado no Rio de Janeiro de 19 a 24 de setembro de 2010.

O evento tem a organização de logística da Sarah Tur, que na pessoa do Sr. Hamilton Carrilho, nos encomendou o hotsite.

Como atrativo e ferramenta de destaque para os conteúdos do site, foi utilizado logo abaixo do menu de navegação um componente escrito em jQuery, o Easy Slider que faz deslizar da direita para a esquerda, imagens e informações importantes para os que pretendem participar do evento.
Aliás, não é um mero evento, será um congresso para 3.000 cientistas e pesquisadores de vários lugares do mundo e que tem como chairman o Prof. Dr. Guillermo Solórzano - DEMa - PUC-Rio - Departamento de Engenharia de Materiais. O evento é realizado a cada quatro anos com apoio da Federação Internacional de Sociedades da Microscopia (IFSM) é o fórum mundial da microscopia nas fronteiras de pesquisa e aplicações em Ciências de Materiais e em Ciências de Vida. A Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM) é a organizadora oficial do congresso

O hotsite criado pela w3maker foi aprovado de primeira pelos Sr. Hamilton Carrilho e Prof. Dr. Guillermo Solórzano.

Para ajudar na criação e sugerir a ambientação apropriada, foram adquiridas fotografias no Dreamstime. A imagem principal, de um microscópio, foi utilizada no cabeçalho da página e na barra lateral direita.

A cidade do Rio de Janeiro deveria ser evidenciada no layout, então uma silhueta do Corcovado foi desenhada no formato de ilustração vetorial e aplicada como marca d'água na barra de títulos das páginas.

Uma característica importante que foi levada em conta na elaboração da programação, foi a criação de um código totalmente amigável aos mecanismos de busca e que passou na Validação do W3C.
Feito isto, o conteúdo interno foi desenvolvido a partir das informações fornecidas pela Sarah Tur.
Página de "Local Tours"

Uma das solicitações que o projeto contempla é um extenso formulário de reserva de hotel, passeios turísticos e demais eventos paralelos ao congresso.
Página de "Reservations"

Por se tratar de um evento de grande porte, hospedar 3.000 pessoas é uma tarefa que exige uma grande oferta de quartos em diversos hotéis que atendam a um padrão compatível com a magnitude do evento.
Para isso foi criada uma seção no hot site com ofertas de outros hotéis na cidade, além do Windsor Barra Hotel que sediará o evento e hospedará alguns de seus participantes.
Nesta seção, chamada "Other Hotels" o desafio da w3maker foi o de integrar uma tabela de preço de 17 opções de hotéis, com um pequeno resumo com foto de cada um dos hotéis oferecidos.
A solução encontrada, novamente passou pelo jQuery e, neste caso utilizamos o componente Clue Tip 1.0.6 que permite a abertura de uma página externa em estilo pop up, a partir do link no nome de cada hotel, com as respectivas informações.
As páginas são ativadas com o passar do mouse sobre os links e permanecem abertas até que o usuário clique no botão de fechar. O componente tem sua interface totalmente controlada via CSS e o seu funcionamento pelos scripts do jQuery.

O hot site tem uma arquitetura da informação clara e objetiva, no sentido de facilitar e promover o acesso a todo o seu conteúdo.
Para visitar o hot site - CLIQUE AQUI

E, como foi dito no começo deste post, mais três outros projetos de sites na cor azul estão vindo por aí, mas isto á assunto para Onda Azul - Parte II, Parte III...

Para saber mais sobre hot sites- Visite w3maker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.