quinta-feira, 27 de maio de 2010

Criação de Site - LAIFBAC

Mais um site entregue pela w3maker - desta vez, um site com a tecnologia mais atual existente que foi aplicada nos itens, animação, sistema de menus, busca, galeria de imagens e sistema de gerenciamento de conteúdos.

Tudo começou com o site e o blog da w3maker sendo encontrados na busca orgânica, pela nossa cliente Melissa Biehl utilizando o Google.com, com as palavras chave "criação sites rio" em busca feita a partir da cidade de Mississauga - Canadá, onde reside.
Na página de resultados ocupamos com nosso site a primeira posição e com nosso blog a quarta posição.
Contato feito e proposta aprovada, o site foi todo resolvido e desenvolvido à distância, com reuniões virtuais de briefing a partir do Skype e com utilização intensa do Google Docs para o fornecimento do conteúdo de textos.
A proposta foi a de criar um site com visual intenso, uma vez que seu propósito é divulgar um evento inédito no Brasil e na América Latina de pintura Facial e Corporal.
Mensagens diâmicas deveriam ser passadas ao visitante sob a forma de animações informando sobre a convenção - abolimos de imediato o uso do Flash e optamos por utilizar um componente em Javascript Assíncrono, o MooTools que permite transições com efeitos e executa o carregamento das imagens com maior velocidade do que no Flash.
As imagens são armazenadas em uma pasta no servidor e podem ser editadas, ordenadas e gerenciadas a partir da área de administração do site. O componente exibe as imagens sob a forma de slideshow e oferece ainda uma pré-visualização dos slides anterior ou seguinte, caso o usuário deseje retroceder ou avançar as imagens manualmente.
Definido e formatado este componente, o layout do site foi concebido ao seu redor, com grandes imagens de background dos artistas que farão os workshops da convenção.
Este site "precisa" que as imagens "falem", portanto grandes formatos foram adotados, no entanto a preocupação com a rapidez de carregamento não foi deixada de lado - ao término da montagem, todas as imagens foram submetidas ao compactador do Smush It para a maior redução de peso sem perda de qualidade - com isto, alguns megabytes foram poupados.
Toda a estrutura de webdesign foi montada a partir do "Gantry Framework", que é uma estrutura de grade de construção que permite o desenvolvimento do layout dentro das métricas ideais para a utilização do Joomla como gerenciador de conteúdo.
Para os itens do menu de navegação, foi utilizado o componente "fusion.js" que compartilha da mesma biblioteca MooTools da animação. Além disso, como inovação, foram inseridas miniaturas das imagens dos instrutores dos workshops ao lado dos respectivos nomes no submenu de navegação.
O sistema de busca do site é inovador, uma vez que carrega os resultados de busca na própria página em que o usuário se encontra e sem a necessidade de acionar um botão de "buscar", conforme os termos vão sendo digitados no campo de busca os resultados são carregados em uma camada sobre a página. Além disso a busca pode ser local (no conteúdo do site) ou na web via Google.
Para as galerias de imagens que não são poucas no site todo, uma para cada instrutor, além das galerias de boas vindas e das imagens de Búzios, foi utilizado o componente externo "Pirobox" com Ajax, com código aplicado diretamente no editor de artigos do site. As imagens em tamanho maior são exibidas sobre a página em camadas a partir do clique sobre as miniaturas e possuem função de voltar e avançar além de acionar um slideshow automático.
Além das galerias de imagens, outros elementos de comunicação dinâmica foram incorporados ao site:
- Um sistema de abas (tabs) contendo o Mapa de localização de Búzios que se utiliza de uma API do Google Maps; os destaques para os patrocinadores do evento, com janela modal de publicidade e futuramente irá conter um vídeo institucional do evento que será carregado no sistema de abas a partir do Youtube.


A divulgação deste site e da convenção será feita através das redes sociais e para tanto um componente de disseminação viral foi instalado para ajudar nesta tarefa, o AddThis.
O gerenciamento de conteúdo é todo feito com o Joomla e, para tornar as URLs geradas pelo PHP amigáveis aos mecanismos de busca, foi instalado o componente Joomla SEF (Search Engine Friendly) que transforma as "strings" do endereçamento das páginas, em URLs com palavras chave úteis ao serviço de SEO implantado no site.
O site conta ainda com as ferramentas de análise Google Analytics e Webmaster Tools para avaliação das ações de SEO e posicionamento.
Por fim, cabe destacar que o site está preparado para receber ampliação de conteúdo e evoluir conforme a data do evento for se aproximando.

Para saber mais sobre sites com gerenciamento de conteúdos - w3maker.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.