quarta-feira, 19 de maio de 2010

Logomarca para "International Association of Yoga & Ayurveda - IAYA"

Criação de Logomarca ou Logotipo hoje, é uma seara complexa - todo mundo é designer, todo mundo tem milhares de fontes em seus computadores e, escolher uma fonte bacana não basta para criar uma logomarca.
Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio e é considerado correto pela Linguística. No entanto, o termo é visto como inadequado por diversos designers por não possuir a necessária precisão. (Fonte: Wikipedia)
Logotipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. (Fonte: Wikipedia)

Vamos ao que importa: A w3maker foi contratada para criar a logomarca da "International Association of Yoga & Ayurveda - IAYA" - entidade credenciada internacionalmente com certificação dos maiores mestres do Yoga e Ayurveda da Índia.
Um projeto no mínimo com inúmeras variáveis e envolvimentos místicos cuja imagem final, deveria transmitir através de seu símbolo, diversos aspectos da espiritualidade.
O "briefing" enviado pela diretora no Brasil da Associação, Sheila Quinttaneiro, considerava especificações desde cores e suas simbologias, até imagens que possuem forte significado para o hinduísmo.
Optamos por fazer nossas pesquisas sobre as simbologias, de forma isenta e imparcial. Cada pesquisa feita foi apresentada e discutida com a Sheila, para definição de qual caminho seguir na linha gráfica.
Dois elementos foram eleitos para a criação do símbolo:
- A Flor de Lótus - representa a espiritualidade e a evolução; ela nasce no lodo e resplandesce com a beleza da sua flor;
- Om - símbolo de Deus, representa o som cósmico de Deus no Universo.
Uau! Por onde começar?
O caminho mais óbvio foi fazer algumas montagens com os elementos para testar o equilibrio e a harmonia da combinação das formas.
A segunda opção se mostrou a mais equilibrada mas faltava alguma coisa que juntasse tudo, como numa "associação". O símbolo de "Om" apesar de seu aspecto gestual, ainda estava graficamente representado em sua forma mais comum. Fizemos então um estudo para suavizar suas formas e torná-lo mais orgânico, por assim dizer.
A "Flor de Lótus" precisava de um eixo e foi aprimorada para ganhar mais imponência.
Voltamos então a juntar os dois elementos, mas ainda faltava alguma coisa que os unisse, que os envolvesse, como numa associação.
Foi então que surgiu a idéia de envolver o símbolo de "Om" com um coração estilizado, como se fosse o bulbo da "Flôr de Lótus". A simbologia estava completa, "Deus no Coração"!
As cores escolhidas seguiram os preceitos e significados hinduístas:
- Lilás na Flôr de Lótus - é a cor que representa a consciência cósmica;
- Azul Marinho no Om dentro do Coração - é a cor que representa a interiorização da consciência.
Para compor a logomarca, o nome da associação foi escrito todo em caixa alta com a fonte MS Candara, com variação de pesos, Normal e Bold e espacejamento entre letras de 20%.
Atualmente uma logomarca precisa ser pensada para aplicações que vão além dos tradicionais itens de papelaria, uniformes, frota, etc. Ela tem que atender às diversas aplicações do mundo virtual, ícones de desktop, ícones da barra de navegação, patterns, backgrounds, cabeçalhos de documentos eletrônicos e por aí adiante.



Por fim, para quem olha esta logomarca pronta, não imagina que tantos conceitos e estudos de forma foram necessários para um resultado final. Para os que desconhecem a simbologia hinduísta, esta pode parecer apenas uma simples logomarca, mas para os que conhecem, seu símbolo tem muito a dizer e, com certeza trará boa sorte à esta associação.

Para saber mais sobre criação de logomarcas: w3maker.com.br

Um comentário:

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.