segunda-feira, 9 de março de 2009

Criando Sites Eficientes

A criação de um site passa inicialmente pela coleta precisa das informações e necessidades do cliente ou empresa. Muitas vezes (na maioria delas) o cliente não sabe exatamente o que quer ou precisa, cabe ao web designer ou desenvolvedor de sites, estimular o cliente com perguntas‐chave, de forma a montar um briefing detalhado sobre a estrutura do site a ser desenvolvido.
Feito isto e, de posse de um briefing aprovado pelo cliente, vem a etapa do planejamento e desenvolvimento da estrutura de navegação e links do site. Como resultado, deve ser apresentado um fluxograma contendo as seções e a estrutura geral do site; só então é possível passar à fase de criação do site.


Aqui é elaborada a inteface gráfica, seus componentes de navegação e os princípios de usabilidade são aplicados, no sentido de tornar o mais fácil possível a experiência do usuário na utilização do conteúdo do site.
A apresentação de alternativas para a navegação, baseada em princípios heurísticos, torna o site amigável e objetivo em termos de comunicação.

A criação de um site não segue uma fórmula pré‐definida, no entanto, alguns critérios devem ser observados no escopo do projeto:
‐ Análise do sistema web;
‐ Métodos de desenvolvimento e design;
‐ Compatibilidade das tecnologias aplicadas ao web site;
‐ Usabilidade;
‐ Interatividade;
‐ Estrutura e estética;
‐ Canais de comunicação;
‐ Adequação aos Web Standards (W3C);
‐ Otimização para Mecanismos de Busca;
‐ Posicionamento;
‐ Manutenção e ações de melhoria de posicionamento;
‐ Atualizações de conteúdo.

Não existe nada pior do que um usuário procurar por uma informação e não encontrar, isto pode decretar a exclusão de um site da relação de favoritos e decretar a sua quase que total “invisibilidade”.
E, por falar em invisibilidade, um fator comumente esquecido no processo de criação de sites, é a visibilidade; de nada adianta ter um site com design sofisticado, com efeitos e animações em Flash e com conteúdo irretocável, se quando os usuários fazem uma busca, este site não aparece nas páginas dos resultados de busca dos principais mecanismos, Google, Yahoo e MSN. Neste pontovale ressaltar que um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) é de importância vital para a sobrevivência e o relacionamento de um site. Trocando em miúdos é a otimização para mecanismos de busca que tira os sites da “invisibilidade”. Isto contribui para que os sites alcancem boas posições nas buscas orgânicas por palavras‐chave nos principais mecanismos de busca.

A criação de sites hoje é um processo altamente especializado, que envolve planejamento estratégico, criatividade e tecnologia.
Criar sites não é mais tarefa para “sobrinhos talentosos” e com conhecimento de linguagens de programação, a menos que você ou sua empresa pretendam apenas ter um endereço de internet para divulgar em seus cartões de visitas e demais itens gráficos. Pense nisto antes de dar início à criação de um site.

Atrair visitantes e usuários com interesses comerciais específicos pode alavancar bons percentuais de aumento de vendas dos produtos ou serviços de sua empresa – um site eficiente é a porta virtual para atingir o mundo e os diversos tipos de público‐alvo.

Criar o site de sua empresa significa não somente contratar uma boa empresa de web design significa antes de tudo, ter muito claros os objetivos de seu negócio, significa oferecer informações transparentes e precisas sobre o que sua empresa tem de melhor a oferecer.

É importante ainda, saber que boa parte da estrutura de funcionamento de um site está na “retaguarda” que você ou sua empresa prestarão à manutenção do site e de seu conteúdo. Um canal de comunicação com seus clientes, ativo e eficiente faz com que os resultados apareçam e fidelizem consumidores.

Não basta prestar bons serviços, não basta produzir bons produtos, é preciso dar atendimento de qualidade aos seus consumidores.
Unir esforços com profissionais experientes em web design e trabalhar lado a lado, produzindo, manipulando e atualizando seus conteúdos é sem sombra de dúvida a melhor forma de obter resultados a partir de um site.

Saiba mais:
- http://www.mzweig.com.br/marcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.