domingo, 1 de março de 2009

É jQuery na veia!

Mais um site no ar! Desta vez trata-se do portfolio de apartamentos e coberturas de luxo, para aluguel por temporadas no Rio de Janeiro do "Carioca Apartments".

Nosso cliente, Jesus Arias, um tarimbado e experiente profissional que atua no atendimento a turistas que passam férias no Rio de Janeiro e que preferem alugar apartamentos ao invés de se hospedar em hotéis.

O desafio foi criar um site totalmente diferente de todos que atuam neste segmento. Um site com personalidade própria sem se paracer com os "templates" prontos que os seus concorrentes usam. Em particular, conheço bem este segmento que se "engalfinha" para tentar aparecer na primeira página dos resultados de busca do Google com as palavras-chave "apartment rentals in rio". Para isto, muitos não hesitam em usar técnicas de "black hat", mas isto é outra conversa.

A solicitação foi de que trabalhássemos no desenvolvimento de um site com interface extremamente fácil de navegar e que exibisse as informações de forma clara e objetiva.
Um site que mostrasse os produtos e suas informações com poucos cliques. Este projeto envolveu também a criação da logomarca, que deveria ter a "cara" do Rio de Janeiro. O óbvio, tratado de forma inusitada, as curvas do calçadão de Copacabana, forneceram a letra "C" para a logomarca. Associação visual imediata com um símbolo mundialmente conhecido.


Havia uma exigência: As cores deveriam ser o verde bandeira e suas derivações. Orçamento aprovado, partimos "para o ataque" e decidimos pelo uso de componentes de controle em jQuery - uma derivação do Javascript que usa muito menos código para fazer muito mais. Opteamos por três componentes: - MooTools; - NoobSlide; - jQshuffle. Os dois primeiros, responsáveis pelo inusitado esquema de rolagem horizontal das páginas de conteúdo, o que deu ao layout do site a diferenciação em relação aos concorrentes. O último, uma biblioteca jQuery que cria um efeito inusitado de troca de imagens na galeria de fotos dos apartamentos e coberturas.

O resultado desta mistura de programação na criação do site pode ser visto em:
- www.cariocaapartments.com

Saiba mais sobre a criação de sites em:
- www.w3maker.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.