domingo, 1 de março de 2009

Um site é a mesma coisa que um anúncio na mídia convencional?

Sobre a criação de sites, venho escutando, ao longo dos últimos 14 anos em que estou mergulhado na sopa de letrinhas do webdesign, muitas pessoas dizendo que querem ter seus sites para que seus telefones comerciais toquem mais, que suas vendas aumentem, que seus eventos se tornem conhecidos e por aí vai...

O desconhecimento sobre o funcionamento da grande rede ainda é um fato entre o grande contingente de pessoas que navegam, lêem e escrevem e-mails e se dizem antenados com a modernidade. As pessoas pensam que colocando um site na internet, resolverão grande parte de seus problemas, mas mal sabem que terão de alimentar com freqüência o conteúdo deste, sob pena de ter seu endereço preterido pelos robôs de busca em detrimento daqueles que atualizam constantemente seus conteúdos.

A criação de um site seja para um profissional ou uma empresa, significa a abertura de uma vitrine para exposição de serviços e produtos, por conseguinte é óbvio que precisamos trocar vez por outra os objetos expostos, decorar esta vitrine a cada data de relevância e sempre espanar a poeira, pois nenhum consumidor gosta de entrar em loja decadente e que não mostra novidades.

Clientes que encomendam a criação de sites costumam em geral achar que é atributo do webdesigner ou da empresa produtora de sites, desenvolver o conteúdo, mesmo que o produto do cliente seja tão comum e fácil de entender como "conectores de fuso contínuo para pistolas Phaser" ou "preparação de chutney de frutas exóticas para acompanhamento de filés de sobre-coxa de babuíno".

Mais de 70% da criação de sites que já passaram por minhas mãos ao longo de mais de uma década, invariavelmente ficaram parados, quando o cliente "caiu na real" de que era sua responsabilidade cuidar da elaboração do conteúdo.

Indo mais além um pouquinho, mesmo depois da árdua tarefa concluída num esforço hercúleo de produzirem seus conteúdos, quase que 90% destes sites ficaram estagnados sem receber uma atualização sequer e na maioria das vezes com textos alusivos a eventos de 4 ou 5 anos atrás, ou seja, uma vitrine totalmente empoeirada!

Um site na internet não é a mesma coisa que um anúncio nos classificados, embora muitos achem que é, inclusive alguns profissionais de webdesign. A criação de um site é um movimento no sentido de possuir uma ferramenta de interação fortíssima com o seu público-alvo, é a forma de se atingir comunidades que tenham afinidades e interesses voltados para seus produtos ou serviços. Assim como não se deixa um alicate enferrujando no fundo da caixa de ferramentas, um site precisa ser "azeitado" para ser uma ferramenta útil a cada vez que um profissional ou empresa tiver que promover suas ações comerciais ou institucionais. A visibilidade de um site depende do apoio de outras mídias convencionais para aparecer para seus potenciais clientes.

Portanto, antes de criar seu site, planeje muito bem o que pretende fazer com ele, para que seus suados tostões não se percam no mar de bytes.

Saiba mais sobre a Criação de Sites:
- www.w3maker.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.