segunda-feira, 2 de março de 2009

SEO – Otimização para Mecanismos de Busca

Otimização de sites refere-se ao conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos mecanismos de busca.

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization, acrônimo = SEO) também se refere à indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e sites de seus clientes. Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os "SEO de White Hat" (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou "SEO de Black Hat" (utilizam truques como "cloaking", que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing). O termo "spamdexing" (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Os praticantes de técnicas de White Hat dizem que os Black Hat se valem de métodos que são vistos como tentativas de manipular o posicionamento dos resultados nos Mecanismos de Busca a seu próprio favor. Praticantes do Black Hat dizem que todas as tentativas e técnicas utilizadas para manipular o posicionamento são legítimas e o tipo de técnica utilizada para se alcançar o objetivo de melhorar o page rank é irrelevante.
Os Mecanismos de Busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados, (SERPs - Search Engine Result Pages), conteúdo de publicidade paga por clique (pay-per-click), anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica.
As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar os objetivos no seu site, melhorando o número e a posição de seus resultados na busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave referentes ao conteúdo do site.

Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo). A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporada no início do desenvolvimento do projeto de um site.

Em termos de competição, um termo de busca (palavra-chave) com grande volume de resultados dificulta o posicionamento através programação para busca orgânica, podendo ser necessária uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados; dependendo do número de resultados, o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietários de sites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo da otimização for menor do que o custo da publicidade paga.
Nem todos os sites têm objetivos idênticos para a otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como informativos periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM (cost per mille). Muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande número de palavras-chave altamente específicas que indicam a disponibilidade para venda. Otimizações deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos de busca, pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto, resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing.

Fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_Sistemas_de_Busca_SEO
(Marcio Goldzweig é co-autor do verbete “Otimização para sistemas de busca” na Wikipedia)

Fatos sobre o posicionamento em mecanismos de busca
- O método de funcionamento dos algoritmos dos principais buscadores (Google, Yahoo! e MSN) é desconhecido, é um segredo guardado a sete chaves;
- Existe um consenso entre os profissionais de SEO que, através de suas experiências, definem certas teorias como verdades e servem como recursos válidos para posicionar um site nas primeiras páginas de resultados;
- Palavras-chave nas "Meta tags" não têm relevância para a indexação e bom posicionamento de um site. Isto foi ocasionado pelas ações de “spam” de palavras-chave praticadas por webmasters no intuito de iludir os “spiders” dos buscadores. Isto se deu com tal intensidade que atualmente os “spiders” desprezam este item nas "Meta tags";
- É ponto pacífico: os usuários preferem “clicar” primeiro nos resultados de busca orgânicos; não encontrando o que buscam até no máximo a 6ª página de resultados, passam então a “clicar” nos “links patrocinados”;
- Conteúdos com relevância de palavras-chave “fixam” mais usuários em suas páginas;
- A utilização de técnicas de Black Hat pode levar seu site a ser banido das páginas de resultados de busca orgânica;
- Sites que recebem atualizações periódicas de conteúdo tendem a subir de posição nas páginas de resultados de busca orgânica.

Posicionamento em buscadores
Posicionamento de sites em buscadores (mecanismos de busca) é o conjunto de técnicas utilizadas para alçar um site às primeiras páginas de resultados de busca.
É possível posicionar um site a partir de programação aplicada à etiqueta de identificação (meta tag) no código fonte da página. No entanto, dependendo do número de ocorrências da palavra-chave nas páginas de resultados de busca (SERP), posicionar um site através de busca orgânica pode ser uma árdua tarefa. Ações de SEO - Serach Engine Optimization, associadas ao trabalho de programação facilitam o posicionamento em mecanismos de busca.
Semântica de texto, relevância de conteúdo e a correta utilização de palavras-chave são recursos que auxiliam e muito no posicionamento de sites em mecanismos de busca.
Outro recurso utilizado para posicionar um site é a utilização de campanhas de anúncios patrocinados nos principais mecanismos de busca. Esta forma, garante que o link para o bsite aparecerá "sempre" na primeira página de resultados de busca, podendo variar sua posição de acordo com a estratégia de pay-per-click adotada pelo profissional de webmarketing. Uma vantagem das campanhas de anúncios patrocinados (SEM - Search Engine Marketing), é que o anunciante pode destinar o montante de verba que estiver ao seu alcance, diferente das mídias convencionais (jornais, revistas, outdoors, televisão, etc.), onde existem tabelas de preços por veiculação e os valores costumam ser altos. Em campanhas de anúncios patrocinados, a verba do anunciante vai sendo consumida a cada clique que seu anúncio recebe, de acordo com o valor de cada clique, que pode variar conforme a posição em que o anúncio se apresenta.
Existe ainda um fator que faz com que um site se posicione junto aos buscadores que é o "tempo" ou "fator antigüidade" de um site. Após três a quatro anos de existência de um site, este naturalmente aparecerá nas primeiras páginas de resultados de busca mas, evidentemente, esta não é a forma mais eficaz de posicionamento em buscadores.

Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Posicionamento_em_buscadores
(Marcio Goldzweig é autor do verbete “Posicionamento em buscadores” na Wikipedia)

Busca orgânica
Uma busca orgânica é o processo que faz com que os usuários da World Wide Web possam realizar pesquisas na rede através das listagens dos mecanismos de busca, ao contrário do que ocorre com listagens de resultados onde pode constar publicidade paga e anúncios (pay per click) exibidos entre os resultados de procura. Listas de resultados de busca orgânicas são baseadas na relevância de uma palavra-chave em uma página de um site.

A área de Otimização para sistemas de busca, (SEO - Search Engine Optimization), é preocupada em aumentar ao máximo a visibilidade de um site nas listagens de resultados das pesquisas e conferir maior evidência aos resultados orgânicos de busca. Alguns empresários baseiam suas estratégias de SEO para que o site alcance uma posição bem sucedida em resultados orgânicos de pesquisa para vários termos e palavras-chave.

Alguns fatos a respeito da busca orgânica:- Os resultados orgânicos são vistos com mais assiduidade;
- Usuários de mecanismos de busca tendem a acessar primeiro os hiperlinks nos resultados de busca orgânica, não encontrando o que procuram, só então acessam as páginas de anúncios pagos (anúncios patrocinados);
- Em média 9,2 resultados são vistos antes de o usuário fazer o primeiro clique;
- Em média os consumidores gastam 10.4 segundos em uma página para ver resultados de busca;
- Usuários em busca de efetuar transações vêem mais resultados, 9,9 em média, contra 8,5 dos usuários que apenas buscam informações;
- Compradores gastam mais tempo vendo resultados, 11,4 segundos em média, contra 9,4 segundos dos que apenas buscam informações.

Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Busca_org%C3%A2nica

Saiba mais em:
- http://www.mzweig.com.br/marcio/seo/seo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e críticas serão sempre bem vindos.